CUIDADO COM A LINGUA:
TIHAGO CAP 3: v2-12
Porque todos tropeçam em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
O apostilo Tiago, por uma divina revelação, exorta aos irmãos, acerca dos perigos da língua, mostrando o poder desse membro do corpo, mesmo sendo ele um dos menores.
Em suas palavra ele deixa bem claro que nenhum homem é capaz de domar a língua, o homem pode e tem tido o controle da natureza em sim, pos o próprio criador o deu.
"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1: 28).
Para destruir um adversário em uma batalha, precisamos conhecer sua força, suas táticas, e suas ações, pra da ir traçarmos um plano de defesa e ataque.
O apostolo diz que a língua é um fogo; como mundo de iniqüidade.
Iniqüidade são ações pecaminosas praticadas cociente.
Exemplo: I Samuel 11:1-27
Quando o rei Davi ver Bete-Seba e a deseja, até tudo bem como diz a palavra o pecado estar a porta mas sobre ele dominai. Porem não quer dizer que devamos desejar a mulher do próximo ou qual quer coisa que não lhe pertença.
"Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar." (Gênesis 4: 7)
Olhe irmãos que o rei mandou saber quem era aquela moça tão formosa, fizeram saber a Davi, que Bete-Seba mulher de Urias servo do rei que estava na batalha. Então Davi traçou um plano para possuí-la mesmo sabendo que era uma mulher casada e que a lei proibia o adultério por estar escrito não adulterarás Êxodo 20: 14.
A execução desse plano foi de modo muito cruel e egoísta, mas foi assim que o tão nobre rei fez, mesmo sabendo que era errado fazer, essa ação tão vergonhosa para um servo de Deus, se dar o nome de iniqüidade.
Esse mundo estar dentro de nossa boca, quando se abre pode destruir até uma floresta, traduzindo: Ações de iniqüidades e palavras de iniqüidades.
Ações, já vimos, como o rei Davi fez. Agora palavras de iniqüidades, são palavras do nosso vocabulário que tem o poder de: menosprezar, humilhar, maltratar, magoar, ferir, agredir uma pessoa etc.
Esse poder que a língua tem de agredir um outro ser, não só destrói quem ouve, mas também quem dar lugar para essas procedências, olhe o que: contamina todo o corpo.
Exemplo:
Uma pessoal agressiva nas palavras, vulgar, pornográfico essa maneira de ser de agir, torna o endivido marginalizado. E o que estar escrito o corpo se contamina.
Obs. Algo importante para refletirmos, que a língua inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Inflamada pelo inferno: influencia maligna. João 10:10
Inflamar, de inflamável, fogo que é sinônimo de destruição.
Curso, direção, historia de uma pessoa.
A língua tem poder de mudar a historia de uma pessoa para a destruí-lha, como pastor?
Exemplo.
Através de uma mentira, só umzinha.
Uma acusação errada pode levar uma pessoa a ser presa, passar por humilhação, estar em um ambiente de criminoso, sem ser, sofre agravos físicos e mentais etc. Essa pessoa jamais será a mesma. Jose no Egito quando foi colocado na masmorra por ser acusado de um crime que não cometeu. Deus o exaltou por que ele era seu servo, agora pensa nas pessoas que são desobedientes a Deus, como não sofre? O inferno aproveita a ação da língua e entra com outras ações bem como: Depressão, Esquizofrenia, loucura etc.
Alem de tudo que já vimos sobre este pequeno membro, a língua é também um mal, que não se pode refrear, e cheia de Peçanha mortal. Ou seja, uma picada da língua deixa um veneno que infecta a alma.
Como já vimos todos os pontos negativos da língua, como podemos nos prevenir desse veneno mortífero?
Se não existe no homem a solução do problema da língua, onde encontrar?
Na bíblia sagrada, um livro santo cheios de conselhos e orientações para usar esse membro para louvar o criador e para a edificação.
O livro sagrado são as palavras de Deus, onde iremos encontrar um manual básico, como utilizar a língua. Porque só na bíblia vamos encontrar isso?
Coma a bíblia é a palavra de Deus, ele é o único que pode nos ensinar não só sobre a língua, mais sobre todo o corpo, pos ele que é o criador.
"Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido."
(Provérbios 4 : 20)
Para começar devemos estar disposto para ouvir, é o único veiculo do corpo que pode nos ajudar e muito. Esse é o primeiro passo.
"Atendei-me, povo meu, e nação minha, inclinai os ouvidos para mim; porque de mim sairá a lei, e o meu juízo farei repousar para a luz dos povos." (Isaías 51 : 4)
Inclinar os ouvidos para a voz da sabedoria é aprender a usar uma poderosa arma, a palavra!
São as palavras produzidas pela língua, que dar sentido as coisas vivas e mortas.
1º Passo é ouvir o ensinamento.
Quais são eles?
O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.
(Provérbios 18: 13)
A resposta sábia só surge depois de refletir sobro o assunto. E o que e rápido em suas palavras acabam falando besteiras.
Estar preparado para ouvir e ser o ultimo a falar, porem as pessoas querem aparecer e terminam falando demais, sedo enfáticas.
Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (Tiago 1: 19)
Guardar a boca é livrar-se de um mal que ataca a alma, a palavra precipitada. Se possível coloque uma mordaça.
O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói. (Proverbios 13: 3)
EU disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com uma mordaça, enquanto o ímpio estiver diante de mim. (Salmos 39: 1)
A precipitação tem matado muita gente no reino de Deus, falsas palavras, falsas profecias, falsas doutrinas, ensinamentos que são passados de modo incorreto e tem feito muita gente perecer. Cabe ao líder se comprometer mais e mais com os ensinamentos do Senhor entes de passá-los para as ovelhas.
E necessário examinar o conceito para depois aplica-la.
Muitas pessoas têm se feito sábio a sim mesmo, por causa de um curso etc. E tem ferido o bem mais precioso do Senhor sua noiva, ao invés de prepará-la para encontrar com o Senhor, estão sujando seu vestido a as preparações para as bordas.
Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele. (Provérbios 29: 20)
Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras. (Eclesiastes 5: 2)
O filho sábio é aquele que ouve seu pai e se seguir às orientações, saberá responder com equilíbrio, com poucas palavras porem com que as possas as sustenta-las. O que ocorre, que fala de mais é viver de menos, e fica fora da realidade do Senhor. Mateus 5:37SimSim NãoNão.
Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.
(Provérbios 10: 19)
Temos-nos que utilizar à palavra, a língua, não para matar, humilhar, destruir, mas em favor de quem precisa de uma voz para o defender.
Abre tua boca a favor do mundo, pelo direito de todos os que se acham desamparados. Abre tua boca, julga retamente; defende os direitos dos pobres e necessitados.
(Provérbios cap. 31: 8-9)
O senhor nos ensina que de nossa boca deve sair palavra boas que promova edificação. Ou seja que construa algo em beneficio das pessoas, porque quem aprende esses princípios e não os praticas entristece o Espírito de Deus.
Não sai da sua boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, conforme a necessidade, para que beneficie aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual foste selado para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malicia sejam tiradas de entre-vos. Antes se uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo Jesus. (Efesios cap.4: 29-32)
Quais são os tipos de palavras que Deus quer que usemos? A temperada, a palavra que dar sabor, é como uma comida bem temperada, é diferente de uma comida sem sabor. O Senhor nos orienta a nos ocupar com:
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4: 8)
A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. (Colossenses 4: 6)
Temos que utilizar a língua, a palavra para abençoar as pessoas, os amigos, os inimigos, os perseguidores etc.
Abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis.
(Romanos cap. 12: v14)
"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;" (Mateus 5 : 44)
Não trateis ninguém mal.
(Lucas cap. 3: 14)
Disto também falamos, não com palavra de sabedoria humana, mas o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não entende as coisas o Espírito de Deus, pois lhe parecem loucuras, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem a tudo, e ele de ninguém é discernido.
(I Corintios cap. 2: 13-15)
Quando esse ensinamento entranha em nos, tudo que fazemos ou falamos, é feito de modo espiritual, de acordo com as normas divinas.
2º Passo é aplicar o que aprendeu.
Porem há duas realidades no segundo passo.
Niguem é obrigado fazer, o próprio Deus dar essa liberdade.
Se quiserdes, e ouvires comerá o melhor dessa terra. Isaias 1: 19
O homem faz a escolha.
1º Realidade dos que obedece.
Obedecer.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. (Mateus 7: 24-25)
E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. (Deuteronômio 28: 1)
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Josué 1: 7
Essa escolha é a melhor, no entanto temos que ser corajoso, esforçado e firme, pois é um caminho cheio de obstáculos, porem seguindo os conselhos da palavra de Deus dar tudo certo.
BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz será, e te irá bem. (Salmos 128: 1-2)
A pratica da palavra eleva o homem em direção ao sucesso.
Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.I Timoteo 4: 15
2º Realidade dos que desobedece.
Desobedecer.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
(Mateus 7: 26-27)
Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos. Oh! se o meu povo me tivesse ouvido! Se Israel andasse nos meus caminhos! Em breve abateria os seus inimigos, e viraria a minha mão contra os seus adversários.
Salmos 81: 11-14
"O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração." (Provérbios 18: 2)
Uma pessoa sofre uma agressão de maneira injusta, o homem natural vendo esse fato vai amaldiçoar o causador da agressão e não abençoar. E loucura isso e esse ensinamento eles chamam isso de demagogia. Mas a palavra do Senhor nos ensina assim e é assim que tem que ser, queira ou não queira o homem.
Para tanto é necessário nascer de novo, ter um encontro com Cristo, como Zaqueu no livro de Lucas 19: 1-9. A transformação de Zaqueu não é por que ele disse que daria metade dos bens aos pobres e iria restituir os que ele tinha roubado. A transformação de Zaqueu ocorreu quando ele aceita o Senhor em sua casa e seus ensinamentos. Depois que ele nasce de novo reconhece as mudanças que deve ocorrer em sua vida. Amado leitor então é assim, o homem só reconhece as mudanças que deve fazer em sua vida espiritual, quando aceita a Jesus e seus ensinamentos. Porque Deus tem uma política universal para todos.
A política de é Deus.
Amarás o senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. O segundo é semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a si mesmo.
(Mateus cap. p2: v37-40)