Sites Grátis no Comunidades.net
Aborto.
Você é a fovor do aborto?
Sim.
Não.
Ver Resultados

Rating: 2.3/5 (109 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...

O Amor!

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,  não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;  não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba;

I Corintios 13; 2- 8




Total de visitas: 12151

A Lingua.

A Lingua.

CUIDADO COM A LINGUA:

TIHAGO CAP 3: v2-12

 

Porque todos tropeçam em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;

Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.

 

O apostilo Tiago, por uma divina revelação, exorta aos irmãos, acerca dos perigos da língua, mostrando o poder desse membro do corpo, mesmo sendo ele um dos menores. 

Em suas palavra ele deixa bem claro que nenhum homem é capaz de domar a língua, o homem pode e tem tido o controle da natureza em sim, pos o próprio criador o deu.

"E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1: 28).

Para destruir um adversário em uma batalha, precisamos conhecer sua força, suas táticas, e suas ações, pra da ir traçarmos um plano de defesa e ataque.

O apostolo diz que a língua é um fogo; como mundo de iniqüidade.

Iniqüidade são ações pecaminosas praticadas cociente.

 

Exemplo: I Samuel 11:1-27

Quando o rei Davi ver Bete-Seba e a deseja, até tudo bem como diz a palavra o pecado estar a porta mas sobre ele dominai. Porem não quer dizer que devamos desejar a mulher do próximo ou qual quer coisa que não lhe pertença.

"Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar." (Gênesis 4: 7)

Olhe irmãos que o rei mandou saber quem era aquela moça tão formosa, fizeram saber a Davi, que Bete-Seba mulher de Urias servo do rei que estava na batalha. Então Davi traçou um plano para possuí-la mesmo sabendo que era uma mulher casada e que a lei proibia o adultério por estar escrito não adulterarás Êxodo 20: 14. 

A execução desse plano foi de modo muito cruel e egoísta, mas foi assim que o tão nobre rei fez, mesmo sabendo que era errado fazer, essa ação tão vergonhosa para um servo de Deus, se dar o nome de iniqüidade.

 

Esse mundo estar dentro de nossa boca, quando se abre pode destruir até uma floresta, traduzindo: Ações de iniqüidades e palavras de iniqüidades.

Ações, já vimos, como o rei Davi fez. Agora palavras de iniqüidades, são palavras do nosso vocabulário que tem o poder de: menosprezar, humilhar, maltratar, magoar, ferir, agredir uma pessoa etc.

Esse poder que a língua tem de agredir um outro ser, não só destrói quem ouve, mas também quem  dar lugar para essas procedências, olhe o que: contamina todo o corpo.

Exemplo:

Uma pessoal agressiva nas palavras, vulgar, pornográfico essa maneira de ser de agir, torna o endivido marginalizado. E o que estar escrito o corpo se contamina.

 

Obs. Algo importante para refletirmos, que a língua inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

Inflamada pelo inferno: influencia maligna. João 10:10

Inflamar, de inflamável, fogo que é sinônimo de destruição.

Curso, direção, historia de uma pessoa.

 

A língua tem poder de mudar a historia de uma pessoa para a destruí-lha, como pastor?

Exemplo.

Através de uma mentira, só umzinha.

Uma acusação errada pode levar uma pessoa a ser presa, passar por humilhação, estar em um ambiente de criminoso, sem ser, sofre agravos físicos e mentais etc. Essa pessoa jamais será a mesma. Jose no Egito quando foi colocado na masmorra por ser acusado de um crime que não cometeu. Deus o exaltou por que ele era seu servo, agora pensa nas pessoas que são desobedientes a Deus, como não sofre? O inferno aproveita a ação da língua e entra com outras ações bem como: Depressão, Esquizofrenia, loucura etc.   

 

Alem de tudo que já vimos sobre este pequeno membro, a língua é também um mal, que não se pode refrear, e cheia de Peçanha mortal. Ou seja, uma picada da língua deixa um veneno que infecta a alma.

 

Como já vimos todos os pontos negativos da língua, como podemos nos prevenir desse veneno mortífero?

Se não existe no homem a solução do problema da língua, onde encontrar?

 

Na bíblia sagrada, um livro santo cheios de conselhos e orientações para usar esse membro para louvar o criador e para a edificação.   

 

O livro sagrado são as palavras de Deus, onde iremos encontrar um manual básico, como utilizar a língua. Porque só na bíblia vamos encontrar isso?

Coma a bíblia é a palavra de Deus, ele é o único que pode nos ensinar não só sobre a língua, mais sobre todo o corpo, pos ele que é o criador.

 

"Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido."

 (Provérbios 4 : 20)

 

Para começar devemos estar disposto para ouvir, é o único veiculo do corpo que pode nos ajudar e muito. Esse é o primeiro passo.

 

"Atendei-me, povo meu, e nação minha, inclinai os ouvidos para mim; porque de mim sairá a lei, e o meu juízo farei repousar para a luz dos povos."  (Isaías 51 : 4)

 

Inclinar os ouvidos para a voz da sabedoria é aprender a usar uma poderosa arma, a palavra!

São as palavras produzidas pela língua, que dar sentido as coisas vivas e mortas.

 

 

1º Passo é ouvir o ensinamento.

Quais são eles?

 

O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua.

(Provérbios 18: 13)

A resposta sábia só surge depois de refletir sobro o assunto. E o que e rápido em suas palavras acabam falando besteiras.

 

Estar preparado para ouvir e ser o ultimo a falar, porem as pessoas querem aparecer e terminam falando demais, sedo enfáticas.

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. (Tiago 1: 19)

 

Guardar a boca é livrar-se de um mal que ataca a alma, a palavra precipitada. Se possível coloque uma mordaça.

O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói. (Proverbios 13: 3)

EU disse: Guardarei os meus caminhos para não pecar com a minha língua; guardarei a boca com uma mordaça, enquanto o ímpio estiver diante de mim. (Salmos 39: 1)

 

A precipitação tem matado muita gente no reino de Deus, falsas palavras, falsas profecias, falsas doutrinas, ensinamentos que são passados de modo incorreto e tem feito muita gente perecer. Cabe ao líder se comprometer mais e mais com os ensinamentos do Senhor entes de passá-los para as ovelhas.

E necessário examinar o conceito para depois aplica-la.

Muitas pessoas têm se feito sábio a sim mesmo, por causa de um curso etc. E tem ferido o bem mais precioso do Senhor sua noiva, ao invés de prepará-la para encontrar com o Senhor, estão sujando seu vestido a as preparações para as bordas.

Tens visto um homem precipitado no falar? Maior esperança há para um tolo do que para ele.  (Provérbios 29: 20)

Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; assim sejam poucas as tuas palavras. (Eclesiastes 5: 2)

 

O filho sábio é aquele que ouve seu pai e se seguir às orientações, saberá responder com equilíbrio, com poucas palavras porem com que as possas as sustenta-las. O que ocorre, que fala de mais é viver de menos, e fica fora da realidade do Senhor. Mateus 5:37SimSim NãoNão.

Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio.

(Provérbios 10: 19)

 

Temos-nos que utilizar à palavra, a língua, não para matar, humilhar, destruir, mas em favor de quem precisa de uma voz para o defender.

Abre tua boca a favor do mundo, pelo direito de todos os que se acham desamparados. Abre tua boca, julga retamente; defende os direitos dos pobres e necessitados.

(Provérbios cap. 31: 8-9)

 

O senhor nos ensina que de nossa boca deve sair palavra boas que promova edificação. Ou seja que construa algo em beneficio das pessoas, porque quem aprende esses princípios e não os praticas entristece o Espírito de Deus.

Não sai da sua boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, conforme a necessidade, para que beneficie aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual foste selado para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malicia sejam tiradas de entre-vos. Antes se uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo Jesus.  (Efesios cap.4: 29-32)

 

Quais são os tipos de palavras que Deus quer que usemos? A temperada, a palavra que dar sabor, é como uma comida bem temperada, é diferente de uma comida sem sabor. O Senhor nos orienta a nos ocupar com:

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filipenses 4: 8)

A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. (Colossenses 4: 6)

 

Temos que utilizar a língua, a palavra para abençoar as pessoas, os amigos, os inimigos, os perseguidores etc.

Abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis.

(Romanos cap. 12: v14)

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;"  (Mateus 5 : 44)

 

Não trateis ninguém mal.

(Lucas cap. 3: 14)

 

A ninguém torneis mal com o mal. Procurai as coisas honestas perante todos os homens. Se for possível, quanto depender de vos, tendes paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmo, amados, mas daí lugar a ira, pois estar escrito: minha é a vingança; eu retribuirei, diz o senhor. portanto, se teu inimigo tiver fome dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber. Fazendo isso, amontoarás brasa de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixe vencer do mal, mais vence o mal com o bem. (Romanos cap. 12: 17-21)

 

Disto também falamos, não com palavra de sabedoria humana, mas o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não entende as coisas o Espírito de Deus, pois lhe parecem loucuras, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem a tudo, e ele de ninguém é discernido.

(I Corintios cap. 2: 13-15)

 

Quando esse ensinamento entranha em nos, tudo que fazemos ou falamos, é feito de  modo espiritual, de acordo com as normas divinas.

 

2º Passo é aplicar o que aprendeu.

 

Porem há duas realidades no segundo passo.

Niguem é obrigado fazer, o próprio Deus dar essa liberdade.

 

Se quiserdes, e ouvires comerá o melhor dessa terra. Isaias 1: 19

 

O homem faz a escolha.

 

1º Realidade dos que obedece.

Obedecer.

 

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. (Mateus 7: 24-25)

 

E SERÁ que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. (Deuteronômio 28: 1)

 

Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

Josué 1: 7

 

Essa escolha é a melhor, no entanto temos que ser corajoso, esforçado e firme, pois é um caminho cheio de obstáculos, porem seguindo os conselhos da palavra de Deus dar tudo certo.

 

BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.

Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz será, e te irá bem. (Salmos 128: 1-2)

 

A pratica da palavra eleva o homem em direção ao sucesso.

Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.I Timoteo 4: 15

2º Realidade dos que desobedece.   

Desobedecer.

E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

(Mateus 7: 26-27)

 

Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz, e Israel não me quis. Portanto eu os entreguei aos desejos dos seus corações, e andaram nos seus próprios conselhos. Oh! se o meu povo me tivesse ouvido! Se Israel andasse nos meus caminhos! Em breve abateria os seus inimigos, e viraria a minha mão contra os seus adversários.

Salmos 81: 11-14

 

 

"O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração." (Provérbios 18: 2)

 

O homem carnal não compreende as coisas do Espírito, pos fica dificio para ele executa-las, como por exemplo:

Uma pessoa sofre uma agressão de maneira injusta, o homem natural vendo esse fato vai amaldiçoar o causador da agressão e não abençoar. E loucura isso e esse ensinamento eles chamam isso de demagogia. Mas a palavra do Senhor nos ensina assim e é assim que tem que ser, queira ou não queira o homem.

Para tanto é necessário nascer de novo, ter um encontro com Cristo, como Zaqueu no livro de Lucas 19: 1-9. A transformação de Zaqueu não é por que ele disse que daria metade dos bens aos pobres e iria restituir os que ele tinha roubado. A transformação de Zaqueu ocorreu quando ele aceita o Senhor em sua casa e seus ensinamentos. Depois que ele nasce de novo reconhece as mudanças que deve ocorrer em sua vida. Amado leitor então é assim, o homem só reconhece as mudanças que deve fazer em sua vida espiritual, quando aceita a Jesus e seus ensinamentos. Porque Deus tem uma política universal para todos.

 

A política de é Deus.

Amarás o senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. O segundo é semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a si mesmo.

(Mateus cap. p2: v37-40)